Pesquisar neste Blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Seminário Paranaense de Prática Farmacêutica

Seminário Paranaense de Prática Farmacêutica - Saúde Baseada em Evidências

O evento foi realizado no dia 21 de novembro, das 8h às 18h, na sede do CRF-PR, em Curitiba. 

Confira a programação:
Módulo 1: Prescrição Farmacêutica – Dra. Emanuelle Almeida - Mestre em Cuidados Farmacêuticos e Seguimento Farmacoterapêutico pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa/Portugal.
Conteúdo: Introdução, conceituação, aspectos legais da prescrição, competências e atribuições do farmacêutico e consulta farmacêutica.
 
Módulo 2: Saúde Baseada em Evidências: Processo para a Prescrição Farmacêutica – Dra. Inajara Rotta - Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Farmacêutica da Central de Misturas Intravenosas (HC-UFPR).
Conteúdo: Introdução, conceituação, oficina de casos clínicos: Aprendendo na prática.
 
Na ocasião, a Diretora Secretária Geral do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, deu as boas-vindas aos participantes, realizando a abertura do Seminário juntamente com os membros da Comissão de Farmácia Comunitária: Dra. Gislene Mari Fujiwara, Dra. Suzane Virtuoso, Dr. Rodrigo Jardim e Dr.Bruno Bergamaschi.
 
 Farmacêuticos participantes do Seminário
 
 Dra. Emanuelle Almeida
Dra. Inajara Rotta

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Saiba tudo sobre o Zika vírus



O que é o Zika vírus?

    Da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus, o Zika Vírus provoca uma doença com sintomas muito semelhantes ao da dengue, febre amarela e chikungunya.


Sintomas causados pelo Zika vírus

​ Os sintomas da Zika Vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele e, é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, surgindo normalmente 10 dias após a picada.


Sintomas para saber se está com Zika vírus

  Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, porém é importante ir ao médico para confirmar qual é a doença causadora desses sintomas.

   Inicialmente, os sintomas do Zika vírus podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:

  • Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;
  • Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;
  • Dor nos músculos do corpo;
  • Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;
  • Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;
  • Hipersensibilidade nos olhos;
  • Manchas vermelhas na pele, que inciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;
  • Cansaço físico e mental.

 Além destes sintomas, também se pode observar, com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas e conceira pelo corpo. 

Zika vírus na Gravidez
   A doença é recente e não se conhecem comprovadamente os efeitos sobre a gravidez e o bebê.    Há indícios de relação entre ter zika na gravidez e o bebê nascer com microcefalia (cabeça menor que o normal), mas estudos ainda estão sendo feitos. Mesmo que a ligação seja comprovada, isso não quer dizer que toda grávida que teve zika terá um bebê com malformação no cérebro.


Transmissão do Zika vírus

   O Zika vírus é transmito aos humanos através de picadas do inseto Aedes Aegypti, que geralmente picam ao final do dia e à noite.



Como tratar o Zika vírus

   O tratamento para Zika vírus é muito semelhante ao da dengue, no entanto, em caso de Zika vírus, o médico pode indicar:

  • Tomar remédios para dor e febre, como Paracetamol ou Dipirona, de 8 em 8 horas;
  • Tomar anti-infamatórios, como Ibuprofeno, de 8 em 8 horas, para diminuir as dores nas articulações e nos músculos;
  • Aplicar um colírio nos olhos 3 a 6 vezes ao dia, como os lubrificantes
  • Usar remédios anti-alérgicos, como Loratadina, Cetirizina ou Hidroxizina.

   Além dos remédios, é importante descansar durante 7 dias e fazer uma alimentação rica em vitaminas e minerais, além de beber muita água, para recuperar mais rápido.

   Os remédios que contém ácido acetilsalicílico não devem ser utilizados, assim como ocorre em caso de dengue, porque eles podem aumentar o risco de hemorragias.

Tabela comparativa entre Zika, Chikungunya e dengue:
 Clique na imagem para ampliar
  Referências:
  • Sociedade Brasileira de Infectologia - entidade sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia, bem como os intercâmbios científico, técnico, cultural e social entre seus associados e profissionais da área.
  • Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças – organização da União Europeia cujo objetivo é identificar as ameaças para a saúde humana tanto atuais como em vias de aparecimento.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Resultado das Eleições CRF-PR 2015

Conselheiros Efetivos CRF-PR:
1) Márcio Antoniassi com 6.658 votos
2) Marina Mizutani Hashimoto com 5.375 votos
3) Karen Janaina Galina com 4.041 votos
4) Maria Do Carmo Baraldo Wagner com 4.028 votos
5) Jose dos Passos Neto com 3.921 votos 

 Conselheiro Suplente:
1) Mauren Isfer Anghebem com 3.910 votos

   Gostaria de parabenizar todos os eleitos nessas eleições do CRF-2015. A nossa classe precisa de pessoas que entendam as dificuldades do dia a dia do farmacêutico, como também lutem para melhorar e aprimorar cada dia mais nossa profissão. 
    Penso que a partir desse exato momento, é necessário trabalhar para diminuir essa quantidade de votos NULOS e BRANCOS, e para que isso ocorra, o CRF-PR deve aproximar ainda mais os farmacêuticos. Essa aproximação só será possível se houver muito trabalho, empenho, dedicação e principalmente ajudar os farmacêuticos em suas dificuldades diárias. Muitos farmacêuticos iniciam a profissão com conhecimento muito vago, principalmente no que se refere à legislação. É claro que tem aquele que corre atrás e aquele que fica esperando, porém não se deve descriminar um amigo de nossa profissão e devemos passar as informações de tal maneira chegue a cada um dos profissionais.
    O CRF-PR presta total transparência sobre os gastos e campanhas realizadas por todo o nosso estado, isso é uma iniciativa muito boa, assim como outros trabalhos que estão sendo desenvolvidos.
    Assim como o CRF-PR tem suas responsabilidades para com nossa profissão, os farmacêuticos também tem suas responsabilidades de atuarem conforme a legislação e se tiver algo que possa mudar para melhor, devem apresentar e lutar junto ao nosso conselho para que sejam realizadas as devidas mudanças. Não adianta somente ficar reclamando da profissão e não lutar pelos seus ideais. Participem mais das palestras e eventos realizados pelo conselho, exponham suas idéias, apresentem propostas.
    "Não existe profissão boa ou profissão ruim. Somos nós que fazemos a profissão ser adaptável ao que plantamos."

Bruno de O. Bergamaschi
CRF-PR 023127
Membro Efetivo da Comissão de Farmácia Comunitária do CRF-PR

  Caso não tenha votado, acesse www.votafarmaceutico.org.br para Justificar sua Ausência. O formulário de justificativa estará disponível até o dia 11/01/16. As justificativas das razões do impedimento serão avaliadas pelo Plenário do CRF-PR.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Eleições para Conselheiro Estadual CRF-PR 09/11 até 11/11

    As eleições 2015 serão realizadas, exclusivamente, via internet, e ocorrerão durante 48 horas ininterruptas, a partir de 12h (meio-dia), horário local, de 9 de novembro de 2015 até às 12h (meio-dia), horário local, do dia 11 de novembro de 2015.     Nesse processo eleitoral, será eleita a chapa da Diretoria do CRF-PR para o biênio 2016/2017, 05 (cinco) Conselheiros Regionais Efetivos e 01 (um) Conselheiro Regional Suplente para o quadriênio 2016/2019.
    
    EXERÇA SUA CIDADANIA, VOTE CONSCIENTE PARA PODERMOS MELHORAR NOSSA PROFISSÃO CADA DIA MAIS!

ACESSE: www.votafarmaceutico.org.br

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Como Funciona uma Farmácia na Índia


   A Índia é famosa pelo Taj Mahal, por suas cerimônias religiosas, pelos filmes de Bollywood e por seu acelerado crescimento econômico nos anos recentes. Porém, é mais importante e menos conhecida sua contribuição na área de medicamentos genéricos de boa qualidade e baixo custo, que salvam ou prolongam milhões de vidas.
   Muitas pessoas vão à Índia para comprar remédios genéricos e levar para familiares que não podem comprar os caros medicamentos originais de marca.
   A Índia fornece 70% dos remédios contra a síndrome de imunodeficiência adquirida ao Unicef, ao Fundo Global e à Fundação William J. Clinton.
   Além disso, entre 75% e 80% dos remédios (não apenas contra a aids) distribuídos pela Associação Internacional de Dispensários nos países em desenvolvimento procedem da Índia, que por isso é qualificada de “farmácia do mundo em desenvolvimento”.
   Para cumprir suas obrigações, a Índia aprovou em 2005 mudanças em sua lei de patentes de modo que seus medicamentos pudessem ser patenteados. No entanto, a nova lei também contém critérios rígidos (mudanças mínimas para um produto cuja patente expirou poderiam não dar o direito a uma nova patente) e autoriza a oposição pública à aplicação de uma patente antes que seja tomada uma decisão.
   A Índia tem uma das melhores leis de patentes do mundo e graças a ela ainda possui algum espaço para produzir medicamentos genéricos. Porém, a amplitude permitida pela legislação anterior diminuiu, porque muitos novos medicamentos foram, desde 2005, patenteados por multinacionais que os vendem a preços exorbitantes.
   A Índia é um país com uma história fantástica mas é também um país fustigado pela pobreza e desorganização. Veja-se o exemplo das imagens abaixo de uma farmácia que é um verdadeiro caos…

2 

3 

4