Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Saiba tudo sobre Resfriado

O que é Resfriado?
     Sinônimos: infecção viral do trato respiratório superior
   O resfriado comum é uma infecção viral do trato respiratório superior, que afeta principalmente o nariz e a garganta.
     Essa é uma das doenças mais comuns que existem. Eventualmente, todas as pessoas ficarão resfriadas mais de uma vez na vida. 

Causas
     Mais de 100 vírus podem transmitir o resfriado, mas o mais comum deles é o rinovírus - que é extremamente contagioso.
     Um vírus do resfriado entra no seu corpo por meio da boca, olhos ou nariz. O vírus pode se espalhar em pequenas gotículas no ar quando alguém doente tosse, espirra ou fala. Mas o contágio também pode se dar pelo contato direto com alguém que tem um resfriado ou, então, pelo compartilhamento de objetos contaminados, tais como utensílios de cozinha, toalhas, brinquedos e telefones. Se você tocar seus olhos, nariz ou boca após esse contato ou exposição, é provável que você também pegue um resfriado.

Fatores de risco
     Os vírus do resfriado estão quase sempre presentes no ambiente, o que torna qualquer pessoa suscetível a eles. Mas alguns fatores podem aumentar as chances de uma pessoa contrair a doença. Eles são:
Idade
     Bebês e crianças pequenas são especialmente suscetíveis a resfriados comuns, porque eles ainda não desenvolveram resistência à maioria dos vírus que os causam. No entanto, um sistema imunológico pouco desenvolvido não é o único fator que torna as crianças vulneráveis aos resfriados. Elas também tendem a permanecer muito tempo na companhia de outras crianças e, frequentemente, não são cuidadosas sobre lavar as mãos e cobrir a boca ou nariz quando tossem e espirram. Por isso, a orientação é manter as crianças doentes em casa por dois motivos principais: recuperar-se totalmente e evitar que outras crianças sejam contaminadas também. Resfriados em recém-nascidos podem ser o tipo mais problemático, principalmente se interferirem na amamentação.
Imunidade
     À medida que você envelhece, você desenvolve imunidade a muitos dos vírus que causam resfriados comuns. Com o tempo, você vai ter constipações com bem menos frequência do que quando você era criança. No entanto, você ainda pode ser suscetível durante dias frios ou quando você estiver com o sistema imunológico enfraquecido.
Época do ano
     As crianças e os adultos são mais suscetíveis a resfriados nas estações frias do ano: outono e inverno. Isso porque as temperaturas mais frias fazem com que as pessoas se aglomerem em lugares fechados, sem circulação de ar. 
Sintomas de Resfriado
     Geralmente, os sintomas do resfriado ocorrem dois ou três dias após o contato com o vírus, embora esse período possa demorar até uma semana. Os sintomas afetam mais o nariz.
Os sinais mais comuns do resfriado são:
  • Congestão nasal
  • Secreções nasais
  • Garganta irritada
  • Espirros
  • Febre, principalmente em crianças pequenas
  • Adultos e as crianças mais velhas geralmente têm menos ou não têm febre.
Dependendo do vírus que tenha causado o resfriado, você também poderá ter:
  • Tosse
  • Diminuição do apetite
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular
  • Coriza
  • Dor de garganta.

Buscando ajuda médica
     Cuidados caseiros geralmente são suficientes para curar o resfriado em adultos e crianças mais velhas. Os sintomas, por outro lado, podem ser sentidos com mais força por crianças pequenas, pois elas ainda não estão com o sistema imunológico plenamente desenvolvido.     Fique atento aos sintomas de seu filho e procure ajuda médica se eles não passarem ou se agravarem com o tempo. 


Diagnóstico de Resfriado
     O diagnóstico de resfriado é feito basicamente por meio da observação clínica. Frequentemente, não há necessidade de ir ao médico. Aparecer de diferentes vírus poderem causar a doença, os sintomas são geralmente muito parecidos e fáceis de identificar. Procure um médico se os sintomas forem anormais ou se forem persistentes.

Tratamento de Resfriado
     Os medicamentos de venda livre para tosse e resfriado podem ajudar a aliviar os sintomas em adultos e crianças mais velhas. Eles não fazem o resfriado ir embora mais rápido, mas podem ajudá-lo a se sentir melhor.
     O uso de medicamentos de venda livre contra a tosse e o resfriado não é recomendado em crianças com menos de seis anos. Consulte um pediatra antes de dar a seu filho qualquer tipo de medicamento de venda livre, mesmo que o rótulo informe que é para crianças. Esses remédios podem causar efeitos colaterais indesejáveis. 
      Os tratamentos alternativos são muito usados para tratar resfriados. Muitos pais, inclusive, preferem essas terapias alternativas para tratar seus filhos do que dar a eles medicações vendidas em farmácias.
     Tratamentos alternativos são seguros para a maioria das pessoas. No entanto, alguns deles podem causar efeitos colaterais ou reações alérgicas. Por isso, converse com um médico antes de tentarem tratamento alternativo. 

Veja algumas dicas: 

Canja de galinha
     A canja de galinha é usada para tratar o resfriado comum há séculos. Sua eficácia já foi comprovada diversas vezes. O calor, o líquido e o sal podem ajudar você a combater a infecção.
Vitamina C
     A vitamina C é um remédio popular para o resfriado comum. Pesquisas mostram que ela não previne o resfriado na maioria dos adultos, mas as pessoas que tomam vitamina C regularmente parecem ter resfriados mais curtos e sintomas mais brandos. Essa vitamina pode ser encontrada em frutas como a laranja e acerola.
Zinco
     Suplementos de zinco tomados por pelo menos cinco dias podem reduzir o risco de pegar o resfriado comum. Tomar um suplemento de zinco 24 horas depois de sentir os primeiros sintomas pode tornar os sintomas mais brandos e fazê-los desaparecer mais rapidamente.
Equinácea
     A equinácea é uma erva conhecida como um meio natural de evitar resfriados e tornar os sintomas menos graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário